Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Trabalho Acadêmico sobre Inclusão Digital

INTRODUÇÃO

O Brasil está em plena expansão comercial. Para se manter no mercado de trabalho, cada vez mais precisamos nos adequar às novas tecnologias.
Mas como fazer com pessoas de baixa renda, que não tem condições de bancar essas novas tecnologias, possam se incluir na disputa pelo mercado?
A resposta está na Inclusão Social.

O QUE É INCLUSÃO DIGITAL

A inclusão digital pode ser considerada a expansão dos serviços da era digital, como por exemplo, a internet, para que se possa alcançar as classes menos favorecidas da sociedade.
De acordo com o site www.webinsider.uol.com.br, “inclusão digital significa, antes de tudo, melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia. A expressão nasceu do termo “digital divide”, que em inglês significa algo como “divisória digital”. Hoje, a depender do contexto, é comum ler expressões similares como democratização da informação, universalização da tecnologia e outras variantes parecidas e politicamente corretas”.
Também temos definições diferentes, como a do site da revista Você S.A., que diz que “Inclusão Social é dar condições para que um número cada vez maior de pessoas possa ter acesso a novas tecnologias, entre elas a internet”. 

PROGRAMAS DE GOVERNO

O Governo Federal possui vários programas de apoio à inclusão digital. Destinou, inclusive, um portal na internet exclusivo às ações referentes ao tema: www.inclusaodigital.gov.br. Os programas disponíveis são:

·               Casa Brasil
·               Centros de Inclusão Digital
·               Computador para Todos
·               CVT - Centros Vocacionais Tecnológicos
·               GESAC
·               Kits Telecentros
·               Maré - Telecentros da Pesca
·               Observatório Nacional de Inclusão Digital
·               Pontos de Cultura - Cultura Digital
·               Programa Banda Larga nas Escolas
·               Programa Computador Portátil para Professores
·               Programa Estação Digital
·               Programa SERPRO de Inclusão Digital - PSID
·               Projeto Computadores para Inclusão
·               Quiosque do Cidadão
·               Telecentros Banco do Brasil
·               Territórios Digitais
·               TIN - Telecentros de Informação e Negócios
·               UCA - Projeto Um Computador Por Aluno

Um dos mais importantes, porém, é o Kit Telecentro. Conforme consta no sítio do Governo Federal, “A doação de kits telecentros para prefeituras brasileiras é uma iniciativa do Programa de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações que tem como meta instalar telecentros em todos os 5,5 mil municípios do país até junho de 2008, com investimentos totais de R$ 134 milhões do Governo Federal. Quase 5 mil prefeituras já estão cadastradas para o recebimento de equipamentos de informática e mobiliários que proporcionarão a montagem de espaços de acesso gratuito à população, onde serão realizadas atividades, por meio do uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), que promovam a inclusão digital e social. Cada kit possui: 01 servidor de informática; 10 computadores; 01 central de monitoramento com câmera de vídeo de segurança; 01 roteador wireless; 11 estabilizadores; 01 impressora a laser; 01 projetor multimídia (data show); 21 cadeiras; 01 mesa do professor; 11 mesas para computador; 01 mesa para impressora; 01 armário baixo.”

EMPRESAS E A INCLUSÃO DIGITAL

As empresas também têm interesse na área de inclusão digital, pois visam os benefícios da isenção ou abatimento de impostos.
O Instituto ETHOS de Empresa e Responsabilidade Social, OSCIP criada com o intuito de sensibilizar as empresas a agirem de forma socialmente responsável, possui um manual chamado “O QUE AS EMPRESAS PODEM FAZER PELA INCLUSÃO DIGITAL”.
Este manual de 110 páginas, que pode ser encontrado no endereço eletrônico do instituto, www.ethos.com.br, descreve ações que as empresas associadas podem fazer em benefício da inclusão digital, e também traz vários exemplos de empresas bem sucedidas que vêm inovando e fazendo muito mais do que o básico na inclusão digital.
Essas são atitudes que aproximam cada vez mais nosso país da erradicação da exclusão digital.

CONCLUSÃO

Através dos dados citados neste trabalho percebemos que, ainda que haja muita exclusão digital, governo e empresas estão trabalhando juntos para que se consiga levar a tecnologia a todas as classes sociais do Brasil, trazendo ao mundo digital as pessoas menos favorecidas que somente por seus esforços não teriam condições de se informatizar.







REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://webinsider.uol.com.br/2005/05/12/inclusao-digital-o-que-e-e-a-quem-se-destina/ - inclusão Digital – O que é e a quem se destina; (19/02/2011)


http://www.inclusaodigital.gov.br – Sítio do Governo Federal. (19/02/2011)

http://www.ethos.org.br – Instituto ETHOS de Empresa e Responsabilidade Social (19/02/2011)

http://www.ethos.org.br/_Uniethos/Documents/Mn%20Inclusao%20Digital.pdf – Manual O QUE AS EMPRESAS PODEM FAZER PELA INCLUSÃO DIGITAL do Instituto Ehtos (19/02/2011)
GUALDI, Flávio Pereira - Inclusão Digital. Brasília, 2011

Um comentário: