Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O que é o 5 - S


O PROGRAMA 5-S

O programa 5-S surgiu no Japão, no início da década de 50.  A sigla representa cinco palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke. De acordo com o site http://www.alunosonline.com.br, “Na língua japonesa, os ideogramas são utilizados, em princípio, como radicais de palavras. Por isso, em japonês, não é plausível escrever uma frase inteira em ideogramas”. Por essa razão, alguns “S” tem mais de uma tradução, variando os resultados.
 No Brasil, começou a ser divulgado na década de 80. Uma das traduções mais adotadas, que nos referiremos durante todo o TFS, é fruto do trabalho feito pela Fundação Christiano Ottoni (FCO), a partir da década de 90. A usaremos por ser a tradução adequada a qualquer lugar que se possa viver, por não usar termos exclusivamente empresariais.
Por se tratar de uma tradução de fácil aprendizado, é possível se utilizar do 5-S em variados ambientes, por qualquer pessoa, em qualquer circunstância. Seus princípios representam o bom senso, e se assemelham aos princípios da vida.

SIGNIFICADO DO 5-S

O conjunto que forma o bom senso é:
·         Seiri – Senso de Utilização: Trata-se da verificação das ferramentas, materiais, e tudo que houver na área de trabalho, e manter somente os itens essenciais para o trabalho que está sendo realizado. O que não é utilizado é guardado, ou se não tiver mais serventia, descartado. Esse procedimento reduz obstáculos à produtividade.
·         Seiton – Senso de Ordenação: Fala da organização do espaço. Faz referência à disposição das ferramentas e equipamentos, de forma que a ordem permita o fluxo do trabalho. Toda ferramenta usada deve ser devolvida ao seu lugar. Elimina-se assim movimentos desnecessários.
·         Seisou – Senso de Limpeza: A limpeza deveria ser um hábito. Ao fim de cada dia de trabalho, deve-se limpar o ambiente e colocar tudo no seu devido lugar, já praticando o Seiton. Deve-se lembrar que a limpeza deve ser um hábito diário, e não uma atividade esporádica, quando a desordem já está muito aparente.
·         Seiketsu – Senso de Higiene: Padronização de práticas favoráveis à saúde física, mental e ambiental. É a aplicação dos 3 primeiros “S” em todas as esferas de relacionamento (pessoal e profissional).
·         Shitsuke – Senso de Autodisciplina: É o hábito, o costume. É a manutenção e revisão dos padrões. Pela ordem, é o último “S” a ser aplicado, pois se trata da manutenção dos outros 4 “S”. Com o senso da autodisciplina, as antigas práticas são deixadas de lado, abrindo espaço para que os sensos de utilização, ordenação, limpeza e higiene auxiliem os objetivos de quem pratica o 5-S.
As práticas do sistema 5-S nos trazem muitos benefícios. Dentre eles, podemos destacar a minimização da quantidade de materiais, ferramentas e objetos no ambiente de trabalho; maior disponibilidade de espaço; redução do desperdício; economia de tempo; redução do índice de acidentes; reaproveitamento de materiais; incentivo do trabalho em equipe; melhoria da qualidade do ambiente de trabalho e melhoria da organização e da limpeza do ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário